Dicas de como criar um site para sua empresa

Dicas de como criar um site para sua empresa

Dicas de como criar um site para sua empresa – Manter um site bombando é indispensável nos dias de hoje. Uma presença marcante na rede divulga a marca, estreita o relacionamento com clientes, fornecedores  e impulsiona as vendas.

Com a cultura empresarial cada vez mais interativa, estar bem posicionado na internet torna-se a cada dia mais importante. Pequenas Empresas & Grandes Negócios reuniu dicas de como criar um site para sua empresa!

1 – Delineie uma estratégia

Uma das dicas para ter um bom site está na ponta da língua de todos os especialistas: saiba exatamente o que você espera dele. “Muitas vezes as empresas querem tudo, e isso não é possível”.

Se a intenção da empresa for vender pela rede, o site deve ser desenhado de uma maneira; se a ideia for apenas divulgação, de outra. “O empreendedor deve focar no objetivo real do projeto para só então definir recursos e funcionalidades”.

2 – Analise a concorrência

Se você está montando o seu primeiro site, é interessante observar quais são as páginas e os recursos utilizados pelos seus concorrentes. “Não deixe de buscar referências no setor”.

3 – Estude o público

Invista em pesquisas para saber o que o seu público quer ver em um site. Caso a empresa não possua recursos para contratar uma agência de pesquisa, a ferramenta Google Analytics é uma boa alternativa para identificar o perfil dos seus consumidores. “É importante saber quem acessa o seu site”. A fabricante de preservativos Blowtex, por exemplo, identificou um desejo entre os internautas de ter mais do que informações sobre os seus produtos e resolveu criar uma área com dicas de baladas e shows. Hoje, essa é uma das seções do site com mais acessos, segundo Marco Martinez, diretor da empresa.

4 – Defina quem vai desenvolver o site

Com o avanço da tecnologia, ferramentas de criação de sites estão à disposição dos usuários nos grandes portais por preços muito baixos por mês. Os recursos são mais limitados do que quando se recorre a uma agência e é importante entender que o investimento sendo realizado de forma pensada, resultará em não ter prejuízos no futuro!

5 – Investigue as agências

Existem diversas formas de desenvolver um site, mas, se optar por uma agência, o ideal é averiguar sua infraestrutura e recursos. “Precisamos de uma empresa que ofereça forte suporte e equipe para atender à nossa demanda de atualização”, diz Thiago Chan, analista de marketing da fabricante de automóveis Troller. Regina Rezende, da representante de consórcios Rezende Santos, afirma que é fundamental avaliar os trabalhos anteriores da agência, além de checar com clientes como ela funciona.

6 – Não abondone o site

Se você não pode contar com uma agência para abastecer o seu site, vá com calma na hora de colocar recursos que exijam atualização. “O tamanho do seu site tem que ser proporcional ao seu tempo para gerenciá-lo”. Um site com diversas áreas e conteúdo desatualizado afasta os usuários e acaba com a credibilidade da empresa.

7 – Torne a navegação rotativa

Ao acessar a página da fabricante de doces La Passione, os clientes encontram, além das opções de produtos, um link para agendar uma degustação ou entrar em contato com os proprietários. Esses links não ficam restritos à página inicial. De qualquer ponto do site os consumidores podem mandar mensagens à equipe da La Passione. “O ideal é que o site não tenha fim. Que cada seção tenha um link para a próxima ou para fazer contato com a empresa”

Este entendimento também faz com que o tempo de retenção dos usuários no site aumente consideravelmente!

8 – Diferencie-se no conteúdo

Inovação é fundamental para se destacar entre milhões de páginas que surgem todos os dias. “Todo mundo está na web. É preciso fazer com que o público-alvo se identifique com o seu site”.

No caso da fabricante de preservativos Blowtex, além dos produtos e dos dados institucionais, a empresa disponibiliza uma série de informações relacionadas a temas de interesse do seu público, como dicas de sedução e de motéis.

9 – Saiba usar informações institucionais

Se o intuito é vender pela rede, a parte institucional do site deve ser enxuta. “Mas se o objetivo for apenas apresentar o negócio, essa seção pode ser recheada de informações. Principalmente se a empresa prestar serviços e os clientes tiverem a necessidade de entrar em contato com os seus profissionais”.

Um erro corriqueiro é tentar reproduzir a estrutura hierárquica da companhia na internet. “O consumidor não precisa saber informações sobre o departamento jurídico ou de contabilidade”.

10 – Diferencie-se no layout e design do seu site

O layout ou design de um site é essencial para destacá-lo perante a concorrência ou em uma “prateleira” como o Google.

Um produto normal tem a vantagem de poder ser tocado e perceber a sua forma, textura, peso, cor e diversas outras características que o tornam tangíveis para quem está visualizando. Em um site isso é mais complexo. A sua diferenciação é bem mais sutil e com bem menos elementos que os produtos comuns, por isso a importância de ser desenvolvido por alguém que entenda do assunto, uma agência especializada.

Na internet, o seu site está a um clique de distância do seu concorrente, então lembre-se, a aparência é o ponto de diferenciação para o inicio da escolha de um produto ou serviço do seu site.

Se você ainda não possui seu negócio na internet ou está pensando em como criar um site para sua empresa,  Clique aqui e conheça as Soluções Digitais da Binario Internet!

Fonte: Revistapegn / Imagem: Corbis Images