A eficiência do E-mail Marketing para empresas

A eficiência do E-mail Marketing para empresas

O e-mail marketing é uma importante ferramenta do marketing digital e se usado corretamente, proporciona um retorno muito eficaz.

Entretanto, usado de forma errada essa ferramenta pode gerar um efeito contrário, fazendo com que a resistência das pessoas por este tipo de abordagem aumente e, consequentemente, o e-mail marketing vai parar na terrível caixa de spam e lá vai ficar esquecido para sempre.

Para que você tenha o máximo de resultado e mais pessoas queiram receber os conteúdos da sua empresa, abaixo colocamos alguns dos principais erros, que devem ser evitados na hora de construir a sua estratégia e o seu conteúdo de e-mail marketing.

Os 5 principais erros que prejudicam a eficiência do E-mail Marketing para empresas!

1. Ser invasivo

A caixa de e-mail é algo intimo das pessoas e invadir este espaço sem permissão e, pior, ficar mandando mensagens que não são do interesse delas com alta frequência, é certeza de insatisfação e reclamação.

Sempre construa a sua base de clientes de forma amigável, proporcionando algum tipo de vantagem como um conteúdo exclusivo. Eles geram mais resposta e até mais expectativas nos clientes, fazendo com que sejam mais receptivos.

2. Ser genérico

Vamos combinar, todo mundo gosta de se sentir especial e nos meios digitais não é diferente. Não trate a sua base de dados como uma simples “base de dados”: lembre-se que em cada endereço de e-mail está uma pessoa com a qual você precisa conversar e convencer. Por isso, seja segmentado, personalizado. Trate-o pelo nome e ofereça conteúdo que ele gosta e se identifica.

Uma boa maneira de otimizar resultados e engajamento é criando bons parâmetros de segmentação. Dividia o seu público por idade, região e áreas de interesse e não cometa por exemplo, o erro de oferecer um excelente curso de churrasco, para pessoas vegetarianas.

3. Ser relaxado

O e-mail Marketing é uma peça da sua comunicação e, consequentemente, reflete a sua empresa. Se ele estiver mal escrito, com erros gramaticais e com um design pobre e feito no improviso, podem fazer com que a pessoa não se interesse pelo que você tem a dizer e simplesmente ignorar o seu material, mesmo que você esteja falando algo muito bom.

Lembre-se, aquela velha máxima de que a primeira impressão é a que fica, ainda é muito atual e se preocupar com a sua apresentação no mínimo mostra comprometimento. Hoje as ferramentas de edição e construção de e-mail marketing estão cada vez mais completas, proporcionando um design mais elaborado, criativo e interativo. Então, use e abuse disso.

4. Ser aleatório

Não definir a frequência de envio do seu material pode gerar uma frustração na sua base de dados, afinal, ela está esperando o seu conteúdo e se você não tem um planejamento correto a seguir e fica enviando e-mails semanalmente, depois diariamente e por fim mensalmente, a confusão vai fazer com que as pessoas se desinteressem pelo seu material.

Faça um planejamento rigoroso da sua estratégia de envio e depois, siga-o religiosamente. Se você trabalha com comércio e precisa as vezes divulgar uma promoção é até aceitável que vez ou outra você mande algo de última hora, mas fique atento, vários e-mail falando que a promoção é só até amanhã, podem não gerar o senso de urgência que você deseja.

5. Não ser estratégico

O e-mail marketing tem muitas vantagens mas talvez a principal delas é que o seu conteúdo e estratégia podem ser medidos e ajustados a qualquer momento, fazendo com que o resultado seja sempre otimizado. Mas isso exige medição, atenção e estratégia. Um e-mail marketing não pode ser considerado efetivo medindo apenas a sua taxa de abertura. Esta é uma medição falha, já que alguns fatores técnicos podem fazer com que os dados não falem a verdade.

Outra coisa que se deve prestar muita atenção é: o e-mail marketing deve ter conversão. Quantas leituras foram convertidas em cliques? Quantas em compras ou downloads? Qual foi a porcentagem de aumento de visitas o site teve depois da sua campanha? Todas essas perguntas devem ter respostas e caso não sejam boas, a sua estratégia deve ajustada para que no decorrer do tempo as coisas melhorem.

E você, gostou das dicas para o seu negócio? Conte para a gente na seção de comentários abaixo e Conheça a Emmilia: A ferramenta de e-mail marketing da Binario Internet, feita para pessoas que não têm tempo a perder!

Imagens: Corbis Images