E-mail marketing – A Importância do Teste A/B

E-mail marketing - A Importância do Teste A/B

E-mail Marketing é um ótimo método para promover o seu produto de forma rápida e direta. Vários fatores são responsáveis por trazer bons resultados para uma campanha e melhorar as taxas de retorno do seu negócio.

Alguns desses fatores incluem uma campanha clara e objetiva direcionada para o seu público-alvo, uma lista de contatos composta por pessoas que assentiram receber a sua comunicação (lista Opt-In), segmentação e o Teste A/B.

O Teste A/B é um recurso de grande relevância para qualquer campanha de E-mail Marketing. Com ele é possível fazer o envio de dois formatos de e-mail diferentes: o formato A e o B. Ou seja, você pode enviar duas versões de uma campanha através de e-mails-teste para diferentes destinatários da sua lista de contatos e, assim, descobrir qual terá melhor retorno.

O recurso de Teste A/B possibilita diversas variantes. Digamos que você não tem certeza sobre qual nome de remetente, linha de assunto ou até mesmo qual layout utilizar. A melhor maneira de descobrir qual campanha é mais pertinente para o seu público-alvo é mostrando-lhes opções divergentes e analisando qual obteve maiores taxas de abertura, clicks e conversões, através dos relatórios da ferramenta de E-mail Marketing utilizada.

Por que utilizar o Teste A/B?

A possibilidade de verificar entre diferentes contatos da sua lista qual a melhor opção de campanha usar, é uma ótima forma de acertar com E-mail Marketing. Através do Teste A/B, você pode experimentar se um e-mail é melhor com certas imagens, ou se a linha de assunto do teste A é melhor que a do teste B, além de diversas variáveis que irão servir como facilitador para a aceitação da campanha final pelos seus consumidores.
Outro elemento relevante é a possibilidade de testar o envio dos seus e-mails em diferentes horários e dias. A partir disso, é possível verificar quando os seus consumidores estão mais disponíveis, descobrir qual o melhor dia da semana para enviar a sua campanha e qual o horário com maior taxa de abertura. Assim, você evita a possibilidade de dar um tiro no escuro, quando o simples uso de um recurso, pode trazer diversos benefícios para o seu negócio.

Para quem o teste é enviado?

Os e-mails-teste A e B são enviados para pessoas que estão na sua lista de contatos. O teste A não será encaminhado para a mesma pessoa que recebeu o teste B e vice-versa. Além disso, os envios não são feitos para toda a sua lista. Com uma boa ferramenta de e-mail marketing é possível escolher a porcentagem da lista que quer utilizar para enviar e-mails-teste e, então, decidir qual a melhor opção final para que haja o envio para sua lista completa.

Conclusão

Em suma, a utilização do Teste A/B é de grande relevância para obter sucesso na sua campanha de E-mail Marketing. O envio de e-mails em horários e dias com pouca taxa de abertura diminuem significantemente a taxa de retorno e conversão da sua campanha. O uso do teste A/B é simples e pode trazer uma grande diferença para o seu negócio.

E você, realiza o teste A/B quando envia e-mail marketing? Conheça a Emmilia: uma ferramenta de e-mail marketing da Binario Internet feita para pessoas que não têm tempo a perder!

Fonte: Rock Content / Imagem: Divulgação