Introdução ao marketing digital para advogados

Introdução ao marketing digital para advogados

Atualmente, é inegável a importância do mundo digital na vida das pessoas, e os setores que não estão presentes nesse meio já estão começando a ficar para trás. Por mais conservadora que seja a área de Direito, muitos dos que nela atuam já estão entendendo a importância das ações de marketing digital para advogados, investindo em sites profissionais para seus escritórios e em campanhas direcionadas a seus possíveis clientes, tudo dentro das normas estabelecidas pela OAB.

Se você está dando seus primeiros passos nesse universo, acompanhe-nos agora nessa introdução ao marketing digital para advogados!  

Conheça o seu público

Para obter sucesso no marketing na internet, um dos pré-requisitos é saber exatamente quem é o seu cliente e, a partir disso, pelo que ele se interessa e onde se encontra em maior concentração na web.

Esse é um passo muito importante para começar a definir sua estratégia, visto que irá limitar seus meios de divulgação, definir guidelines para o conteúdo que você irá publicar e até interferir em pontos como o layout do seu site:

  • Se o seu público são grandes empresas, por exemplo, sua página deve ser mais séria, e sua presença em redes como o LinkedIn deve ser forte e profissional;

  • por outro lado, se o foco são clientes mais jovens, é interessante estar presente no Facebook e tratar seu conteúdo com mais descontração.

Toda a sua estratégia dependerá disso, portanto, não pule essa etapa.

Entre nas redes sociais

Esse pode ser um bom começo para o advogado que ainda não tem uma estratégia mais definida ou um orçamento programado para as campanhas de marketing online, já que, a princípio, ter um perfil profissional nas redes sociais é totalmente gratuito e extremamente simples.

Como dito anteriormente, busque fortalecer sua presença nas redes em que o seu público está mais presente, lembrando-se de criar um perfil empresarial, e não pessoal.

Crie um website para o escritório

Outra forma acertar no marketing digital para advogados é criar um site para o seu escritório, onde clientes em potencial podem encontrar seus contatos (endereço físico, telefone e seus perfis nas redes sociais, que também serve como meio de comunicação), o currículo dos advogados que fazem parte do escritório, suas especialidades, entre outros.

Para entender melhor, confira nosso post com tudo o que um site para advogados deve oferecer!

Publique conteúdo relevante

Além de trazer mais clientes para você, um dos objetivos do marketing digital é consolidar o seu nome no mercado e, para isso, é preciso que você mostre que está a par das questões jurídicas mais atuais.

Para tal, é interessante publicar notícias e estudos atuais — escritos por você ou não, desde que sejam divulgadas também as respectivas fontes — do Direito no Brasil e no mundo. Isso pode ser feito através do seu site, pelas redes sociais e/ou em um blog. O importante aqui é se ater a conteúdos que tenham a ver com sua especialização.

Aposte no e-mail marketing

Por fim, outro objetivo do marketing online é manter uma comunicação constante com clientes e clientes em potencial, e para isso, o e-mail marketing é uma das melhores ferramentas. Saiba mais no nosso post sobre e-mail marketing e newsletter para advogados!

Se o seu escritório de advocacia ainda vive no passado, talvez seja a hora de modernizar-se para atingir muito mais clientes e construir uma reputação sólida no mercado. Conte com a ajuda da Binario Internet nessas mudanças e não deixe de compartilhar, nos comentários, suas dúvidas e sua opinião sobre o marketing digital no mundo jurídico!

Imagem: Corbis Images