“Já temos uma ótima loja, agora queremos o melhor e-commerce”

“Já temos uma ótima loja, agora queremos o melhor e-commerce”

As lições do ex-CEO do Walmart, Mike Duke, considerado uma das pessoas mais poderosas do mundo!

Mike Duke esteve à frente de uma das maiores empresas de varejo do mundo, o Walmart, de 2009 a 2014. Nesse período, figurou a lista das pessoas mais poderosas do mundo pela revista Forbes. Levou as lojas a 27 países e liderou a entrada da empresa no comércio eletrônico. Agora aposentado como CEO, ele faz parte do Conselho da corporação.

Ele mostrou aos participantes da 55a Convenção da International Franchise Association, em Las Vegas, nos Estados Unidos, as principais lições que aprendeu no período sobre como ter o melhor e-commerce. Para Duke, os empreendedores devem se preocupar com a inovação – pensar em como a tecnologia pode mudar o seu negócio e como podem atender melhor ao cliente.

Turbulências

Para enfrentar os solavancos da economia, comece olhando para dentro da sua empresa. É importante que a equipe esteja dinâmica e entenda quais são as prioridades. Além de olhar para dentro, comunique-se com outros negócios. Sam Walton, o fundador do Walmart, deu muita importância para os funcionários, mas também se manteve conectado ao que estava acontecendo no mundo.

Atenção

Ser um dos maiores empregadores do mundo – o Walmart tem 2,2 milhões de funcionários – coloca a empresa nos holofotes e a deixa mais suscetível a críticas. Mas isso também significa que temos de ser melhores do que somos. Nos últimos anos, investimos mais em nossa responsabilidade como corporação.

Sustentabilidade

Eu apoiei a aceleração das iniciativas que reduzissem a geração de resíduos, a quantidade de embalagem e o uso de combustíveis. Isso não só nos economizou centenas de milhões de dólares como também nos tornou um negócio melhor e uma empresa mais atraente para trabalhar.

Tecnologia

O Walmart cresceu com lojas físicas, sempre. Mas o consumidor quer outras coisas. E nós estamos investindo em saber como o cliente quer fazer compras. Levamos todos os membros do Conselho para o Vale do Silício. Contratamos mais pessoas com formação em tecnologia. Passamos mais tempo com consumidores e com startups. Todas as classes sociais usam a internet para comprar. Nós já temos uma ótima loja física. Agora estamos desenvolvendo o melhor e-commerce.

Revolução

Eu gosto daquilo que é disruptivo porque é o que vai nos impelir a fazer alguma coisa. Um conselho que eu dou é investir um tempo com o seu time para definir o que é disruptivo no seu setor. De que maneira a tecnologia poderia colocar o seu negócio de pernas para o ar? Se um garoto na Califórnia está pensando em desenvolver essa tecnologia, por que você mesmo não pode correr atrás disso? Pense em 2020, em como os seus clientes vão fazer compras daqui a cinco anos.

Erros

No início da minha carreira executiva, eu achava que, se trabalhasse muito, conseguiria resolver tudo. Achava que o sucesso era proporcional às horas trabalhadas. Mas não dava importância para a equipe. E não se cresce sozinho. Eu também acho que deveria ter entrado mais rapidamente no e-commerce. Mas, se pudesse voltar atrás, eu teria acelerado esse processo.

Futuro

Nos próximos anos, todo o foco será o consumidor. Ele já está no comando, e isso vai aumentar. O empreendedor precisa desenvolver uma cultura em que todos os membros do seu time tenham paixão pelo cliente. Além disso, a confiança na marca será ainda mais importante. Todas as empresas terão de investir em transparência.

Fonte: Revista Pegn / Imagem: Divulgação

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