O que é Inbound Marketing e como usar para sua empresa

O que é Inbound Marketing e como usar para sua empresa

Como o marketing tradicional, que conhecíamos até pouco tempo, tinha por objetivo forçar vendas, utilizando uma série de técnicas inteligentes e estratégicas, mas que já não atendem mais ao consumidor moderno.

Este marketing é conhecido como Outbound Marketing, o “velho marketing”. Com a avassaladora chegada da interação digital entre as empresas, e o aumento da utilização da web para fins comerciais, surgiu o Inbound Marketing, ou o novo marketing.

O Inbound Marketing nada mais é do que os esforços de conquista deste novo consumidor. Ele está baseado no interesse do consumidor, e volta suas ações para fornecer conhecimento (conteúdo relevante e de valor), conquistar a simpatia, estabelecer relacionamento e, com isso, ganhar confiança a fim de gerar negócios. Este novo marketing tem basicamente como ferramentas os blogs, as redes sociais, o e-mail e o SEO (otimização do website nos buscadores como o Google).

Como usar Inbound Marketing para a sua empresa

Crie conteúdo relevante no blog

O primeiro passo é gerar conteúdo relevante, que transmita conhecimento ao seu público-alvo. As pessoas que fazem parte do grupo de potenciais clientes do seu negócio precisam ser atraídas por seus textos, vídeos, infográficos, áudios etc.

Seja criativo e busque sempre se destacar com conteúdo exclusivo. Lembre-se que você pode ser só mais um no espaço cibernético ou pode ser único e ocupar um espaço especial na mente do internauta.

Os blogs são excelentes plataformas para publicar. São convidativos ao diálogo e têm ótima imagem perante o consumido, já que ao mesmo tempo que oferece conteúdo de qualildade, também faça chamadas para sua loja virtual. Essas chamadas precisam ser elegantes e coerentes com o conteúdo apresentado. Use banners ou call-to-action (comandos de ação) para levar à loja virtual.

Otimize o tráfego do site

Algumas técnicas de publicação de conteúdo no site precisam ser consideradas para que os buscadores apresentem seus conteúdos como opções aos internautas que pesquisam sobre os assuntos relacionados às suas publicações. Estas técnicas são chamadas SEO (Search Engine Optimization).

Cada texto, vídeo, áudio ou imagem que for colocado no blog deve considerar a forma com que os buscadores irão posicionar o conteúdo nos resultados de buscas. Títulos diretos, que respondam a forma com que geralmente as pessoas procuram determinados assuntos, profundidade e consistencia do material etc. Tudo precisa ser estudado e articulado para melhores resultados.

Propague nas redes sociais

Utilize as redes sociais onde o seu público-alvo está para impulsionar o tráfego ao blog. Estude a melhor forma de abordagem em cada rede – Facebook, LinkedIn, Pinterest, Google + etc. – e mantenha uma boa frequência.

As redes sociais também podem ser utilizadas para anunciar os produtos da sua loja virtual. Posts patrocinados e chamadas via posts normais podem ser feitos, cativando o interesse dos internautas nos seus produtos.

E-mail

O e-mail é uma excelente ferramenta para o comércio virtual. Ao fornecer conteúdo no seu blog ou site, tente qualificar seu público, oferecendo a possibilidade de assinar uma newsletter padronizada pelo interesse.

Com isso você conseguirá uma boa base de endereços eletrônicos para enviar seus conteúdos e, eventualmente, também apresentar seus produtos ou serviços. Contudo, estude uma forma elegante e discreta para fazer isso. Não esqueça que as pessoas recebem dezenas de propagandas diariamente e a tendência é que ignorem a maioria delas.

E você, está aplicando o Inbound Marketing no seu e-commerce? Conte para a gente na seção de comentários abaixo!

Para mais informações sobre Inbound Marketing e Marketing Digital para o seu e-commerce, acesse aqui o nosso blog!