As pequenas empresas precisam migrar para o digital

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Sharon Rowlands, CEO da ReachLocal, dá dicas de como criar uma estratégia de marketing digital eficiente

Nem sempre é fácil começar a fazer marketing digital quando sua empresa sempre foi apegada ao offline. Mas os tempos mudaram e uma parte cada vez maior da divulgação de um negócio acontece na internet. “Há uma migração ocorrendo. Hoje mais de 25% das empresas latino-americanas estão investindo no digital”, afirma Sharon Rowlands, CEO da ReachLocal, multinacional especializada em soluções de marketing digital para pequenos e médios empreendedores.

Por enquanto, os pequenos negócios continuam divididos entre os dois meios, apegados ao que podem conseguir de resultados com um capital menor para investir em comunicação.

Segundo Sharon, 80% dessas empresas ainda investem no offline. “Mas essa realidade irá mudar, porque o hábito de consumo está mudando”, diz. “Mais de 100 milhões de brasileiros dependem do consumo online. Essas empresas pequenas precisam migrar o quanto antes.”

Uma das vantagens mais importantes dessa mudança, segundo Sharon, é a possibilidade de estudar e analisar os resultados de cada campanha com maior precisão, já que existem, no mercado, inúmeras ferramentas de monitoramento. Esse tipo de análise é impossível em alguns tipos de divulgação offline.

Mas não basta apenas a tecnologia. É preciso ter uma equipe de pessoas preparadas para analisar e interpretar esses resultados, mesmo que ela seja terceirizada. Sharon lembra, porém, que a introdução de uma estratégia de marketing digital não elimina a necessidade de ações no mundo real. “É preciso encontrar o equilíbrio que funciona para sua empresa”, diz.

A CEO da ReachLocal deu algumas dicas de marketing digital para começar e conseguir bons resultados no marketing digital da sua empresa. Confiram:

– Comece entendendo seu negócio, o seu tamanho, seus objetivos e quantos clientes você precisa atingir com sua estratégia para conseguir crescer;

– Com esses dados em mão, defina quanto capital você pode direcionar para o seu marketing digital sem prejudicar suas outras ações de divulgação;

– Encontre pessoas que entendam do assunto. Ser amador ou contratar pessoas despreparadas só fará você gastar dinheiro;

– Corra atrás do que é tendência em termos de marketing digital, mas não apenas replique o que as outras empresas estão fazendo. Adapte para sua marca para conseguir resultados de qualidade.

Fonte: Revistapegn / Imagem: Divulgação

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