Profissionais autônomos – 4 dicas para entregarem um ótimo serviço

Profissionais autônomos - 4 dicas para entregarem um ótimo serviço

Profissionais autônomos – Servir o cliente. Provavelmente essa é a grande missão (e prazer) da maioria dos empreendedores. Não importa se é um produto físico, um serviço, um software ou qualquer outro valor entregue: a excelência para o cliente é parte essencial de qualquer negócio.

Para ajudar empreendedores a garantir a experiência completa aos seus clientes, existem 4 pilares básicos para levar em conta e se planejar:

1 – Prospecte o cliente certo

Um erro muito comum entre prestadores de serviços no geral é acreditar que qualquer um pode ser seu cliente. Na prática, o cliente pode até fazer parte do público-alvo, mas não necessariamente ele quer comprar naquele momento.

Pensando, por exemplo, no caso de um encanador. Na teoria, todo mundo é cliente em potencial. Porém, se a pessoa não está precisando do serviço naquele momento, não adianta insistir, ela não irá comprar.

Nesse caso, além de dar um jeito de ser “encontrável” (aparecer bem nas buscas do Google, colocar panfletos em local de alta circulação, ter um bom ponto comercial etc.), é essencial saber em quais clientes se deve investir e quais devem ser deixados de lado por enquanto.

2 – Vendeu? Entregue

Garantir a entrega do valor vendido deve ser encarado como fator de honra para qualquer empreendedor: depois de batalhar para conseguir a venda, está na hora de entregar o produto/serviço do qual se sente tanto orgulho.

É importante lembrar que, principalmente no caso de prestadores de serviços autônomos, a indicação é a maior fonte de novos clientes.

3 – Se errar, peça desculpas, corrija e entenda

Problemas acontecem o tempo todo. Alguns serão sua culpa, outros serão do acaso, e haverá até alguns problemas do próprio cliente.

Como a sua missão é garantir a satisfação, quando houver algum problema, sua primeira reação não deve ser tentar achar o culpado e apontar dedos. O objetivo é consertar a situação para que o caminho volte ao normal.

Ou seja, o mais recomendável é começar lamentando pela falha, seguida de ações para normalizar a situação, independente de culpa. Depois, claro, entenda a situação para identificar os erros e, claro, corrigir a rota se necessário.

4 – Crie uma experiência sem entraves

Seu cliente quer comprar de você ou utilizar o produto/serviço comprado? A parte mais difícil, o convencimento do cliente, já está feita, então faça com que o restante seja suave e até agradável para ele.

O primeiro fator é o cumprimento de prazos na entrega (no caso de um negócio entre empresas ou venda de produto). E, caso você tenha qualquer contratempo, é só adequar a expectativa do seu cliente. Como dizem, combinado não sai caro!

O segundo grande fator é possibilitar acesso, seja físico (ex. Estacionamento) ou virtual, disponibilizando formas fáceis de contato e respondendo aos e-mails de forma eficiente.

Por fim, a forma de pagamento. Nada pior que resolver todos os pontos anteriores ou mesmo fazer aquela difícil escolha e, no momento do pagamento, ter entraves porque a empresa não estava preparada para todos os cenários.

Para quem vende para o cliente final, ter que falar “Só cheque ou dinheiro” é a síntese desse problema.

Para evitar isso, a Cielo desenvolveu uma ótima solução que facilita aos profissionais liberais, autônomos e empreendedores individuais aceitar pagamentos com cartão: o Cielo Mobile, um aplicativo que transforma o celular ou tablet numa máquina da Cielo, é completo e seguro, facilitando a vida de quem precisa receber por meio de cartões. A solução aceita qualquer tipo de pagamento (débito, voucher, crediário, crédito à vista e parcelado), aceita as principais bandeiras de cartão do Brasil e do mundo e é a única com a segurança da Cielo.

Fonte: Saia do Lugar / Imagem: Shutterstock

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