Dicas para realizar ações de E-mail marketing

quando-realizar-acoes-de-e-mail-marketing

Uma forte ferramenta de marketing digital são os e-mails. É possível utilizá-los para fortalecer a marca da empresa e estreitar o relacionamento com o cliente. Para que esta ferramenta seja bem-vista, é imprescindível entender a melhor maneira e o momento certo de utilizar as mensagens eletrônicas para contatar consumidores.

E-mails sem propósito definido e sem conteúdo relevante para o destinatário têm maiores chances de ficar na caixa de spam.

Para que isso não aconteça, é essencial fazer um planejamento de ações de marketing via e-mail. Algumas datas do ano, novidades e informações acerca da marca merecem destaque, esses são os momentos que valem um e-mail marketing. O segredo desta ferramenta de marketing digital é saber a melhor hora para entrar em contato com o cliente. Confira aqui alguns momentos ideais para isso.

Quando realizar ações de e-mail marketing?

Natal, dia dos namorados e dia das mães

Esses são três exemplos de datas comemorativas em que o comércio vende mais. São ocasiões em que muita gente busca dicas para presentear amigos, familiares e a pessoa amada. Ideias recebidas na caixa de entrada do e-mail são sempre bem-vindas. É hora de aproveitar para criar e-mails temáticos, que tragam sugestões interessantes.

Promoções

Outro bom momento para enviar mensagens eletrônicas é quando produtos entram em promoção. Essa é uma informação que atrai visitantes para o site. Entre as ações de divulgação, é importante colocar o envio de e-mails no planejamento. É uma ótima forma de avisar seus clientes dos itens que entraram em liquidação. Outras campanhas relacionadas a promoções, como frete grátis, também devem ser divulgadas por e-mail.

Lançamentos

Sempre que há algo de novo na loja, é essencial que os clientes saibam disso. Se forem muitos lançamentos no mês, podem ser enviados e-mails semanais com as novidades da semana. É importante criar uma página somente para o que tem de novo no site, e colocar um link para ela no e-mail enviado. Uma das vantagens das compras online é a facilidade de se adquirir produtos em poucos cliques. Quando um cliente vê algo de seu interesse no e-mail, deve encontrar o artigo rapidamente no site.

Aniversário

É recomendado manter informações sobre os clientes bem organizadas, como datas de aniversário, por exemplo. Esse é um dado valioso para criação de ações de marketing. Datas assim são momentos indicados para enviar e-mails de felicitações e aumentar o vínculo entre cliente e marca. Uma ideia é presentear o cliente com um desconto de 10 ou 20% nas compras realizadas durante sua semana de aniversário.

E-mails de acompanhamento das compras

Quem compra virtualmente gosta de ser atualizado sobre o status de suas compras. Sendo assim, é uma boa prática enviar e-mails informando o cliente sobre os produtos adquiridos. Confirmação de compras, código de rastreio de envio do produto e confirmação da entrega são informações que dão segurança ao comprador, que não precisa acessar sua conta todos os dias em busca dessas informações. Ou seja, esta estratégia simplifica a vida do consumidor.

Está buscando uma maneira de fazer o seu e-mail marketing ser verdadeiramente eficiente? Confira a Emmilia: A ferramenta de e-mail marketing da Binario Internet criada para pessoas que não têm tempo a perder!